Publicada em 26/01/2022
Normalmente as empresas modernas têm sua visão, sua missão e seus valores, que são amplamente divulgados para os funcionários e o público em geral. Entretanto, na maioria das vezes, esses são apenas bonitos quadros pendurados nas paredes que não conseguem traduzir tais conceitos na prática. Em algumas empresas, não há nem o interesse de transformar essas palavras em prática, fazendo parte apenas da decoração.
Fazer com que os valores e visão das empresas sejam aplicados em todas as situações é tão importante que algumas começam a criar o cargo do diretor de ética. Esse profissional tem por função fazer com que todas as ações da empresa tenham uma coerência moral, que todos tomem a atitude esperada de acordo com a visão da empresa. É algo útil, visto que algumas situações pelas quais um funcionário passa não são claras quanto à ética.
Entretanto, o líder de equipe deve assumir as funções de tal cargo e fazer com que sua equipe seja mais coerente e ética, tenha uma imagem melhor e que todos lucrem com isso. Acompanhe agora algumas dicas especiais sobre o assunto, retiradas do livro Ética nas organizações, de Elizete Passos:
Determine os valores corporativos – Como uma empresa é feita de pessoas, os valores são criados, primeiramente, ouvindo o que sua equipe tem a dizer. Esse é o primeiro passo para conseguir que sua equipe siga realmente esses valores.
Guie sua equipe para que todos tomem a melhor decisão – Essa ferramenta pode ser desde um pequeno guia impresso até a demonstração e vontade de ter sempre a porta aberta para ouvir cada um de sua equipe.
Facilite e investigue denúncias – Essa é uma das tarefas mais delicadas do líder: tentar descobrir o que é fato e onde ocorreram as quebras da ética. Facilitar a denúncia é fácil, a questão é a investigação. É preciso ser discreto e não acusar ninguém antes de se ter certeza.
Revise suas próprias decisões e as ações de sua equipe – Muitas vezes, uma determinada ação pode trazer um grande lucro para a empresa, mas traz alguns questionamentos éticos. É função do líder decidir se tal decisão seguirá em frente ou não.
Desenvolva um bom relacionamento de trabalho na empresa inteira – Os padrões éticos devem ser os mesmos para todos. Não se pode ter uma equipe absolutamente correta no meio de departamentos questionáveis nem vice-versa.
Demonstre o que foi feito – Não adianta sua equipe e empresa seguirem um rígido compromisso com a ética se ninguém percebê-lo. Por isso, também é função do líder apresentar alguns números ou resultados, tanto para a direção como para o público em geral.
"O primeiro passo para o bem é não fazer o mal." Rousseau
BOAS VENDAS E ATÉ NOSSO PRÓXIMO ENCONTRO!
Magno Andrade- Advogado, Economista e Consultor Empresarial –
e-mail: magnoandrade15@htomail.com
Sicomércio participa da entrega do tÃtulo de cidadão barramansense ao senhor Jeferson de Paula
Sicomércio homenageia UBM por nota máxima no recredenciamento do MEC
SENAC promove Workshop de Atendimento ao Cliente