O Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro foi fundado no ano de 1949. Sua primeira sede foi localizada na Avenida Domingo Mariano, número cento e noventa e seis, sobrado, nesta cidade de Barra Mansa.
O Sindicato tem como principal propósito, legalmente estabelecido, defender interesses nas diferentes instâncias e Poderes, de modo a contribuir para a proteção e a longevidade das empresas representadas, e como papel complementar oferecer produtos e serviços que permitam melhorar sua sustentabilidade.
Missão do Sindicato
“Representar e defender as empresas do comércio varejista, assegurando as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade.”
A partir da assertiva de que o desenvolvimento do País se dá pelo empreendedorismo, a razão de ser do Sindicato é assegurar às empresas representadas as condições necessárias para alcançar resultados de excelência com sustentabilidade e crescimento.
Visão do Sindicato
“Tornar-se uma referência para o segmento representado com soluções inovadoras no desenvolvimento do comércio varejista.”
Ser líder é estar presente no cotidiano do empresário representado, defendendo seus interesses e os da sociedade civil, superando suas expectativas. A intenção do Sindicato é ampliar cada vez mais suas ações com qualidade e abrangência, contribuindo para o desenvolvimento da região.
Princípios do Sindicato
Ação pelo propósito: Aja sempre motivado pelo propósito maior (bem-estar da sociedade como um todo) e nunca pelo medo, que paralisa ou nos leva a distorção em nosso próprio modo de ser (autoproteção e isolamento que nos impedem de honrar a vida em nós e em tudo ao nosso redor).
Busca de harmonia: Sua responsabilidade é contribuir para perfeita harmonia na organização e no seu entorno, zerando os conflitos e a competição predatória. Seja sempre muito criativo na busca de "soluções ganha-ganha", no exercício de seu trabalho e em suas relações. Todos os conflitos e divergências serão resolvidos tendo por base o propósito maior da organização, o qual será sempre invocado como o principal guia na resolução de diferenças de opinião e de cursos de ação. Sempre prevalecerão a opinião e o curso de ação mais alinhados ao propósito maior.
Consciência em ação: Seja um exemplo vivo do que há de melhor no ser humano. Sua consciência é seu melhor guia nos momentos decisivos. Em seu íntimo, você sempre saberá o que seu "melhor eu" deve fazer. Faça tudo com consciência, praticando empatia com todos os envolvidos e todos que poderão ser afetados por sua decisão.
Seu melhor estado: Atue sempre a partir de seu "melhor eu" e nunca de seu "menor eu". Sua responsabilidade é de sempre atuar em seu melhor estado: físico, mental, emocional, espiritual. E lembre-se: seu "melhor eu" atua sempre pelo bem-estar de todos; o "menor eu", só o melhor para si.
Foco na verdade: Atue sempre apoiado na verdade, na realidade real, e nunca em ilusões e percepções distorcidas da realidade. Sua responsabilidade é sempre trazer as verdades à mesa de decisões para assegurar o melhor para a vida e para o todo.
Responsabilidade pelo todo: É sua responsabilidade estar conectado, envolvido (não alienado), participante e ativo junto ao time maior que constitui a organização. O espírito é de “responsabilidade compartilhada 100 -100”, por meio do qual todos assumem 100% da responsabilidade pela resolução dos problemas.
Pró-soluções: Seja sempre pró-soluções e canalize sua energia para o construtivo, o antecipativo e o preventivo. Evite desperdiçar energia e talento criticando o que não está bom e perdendo-se em diagnósticos “após o fato”. Saia do sintomático e vá sempre à causa das causas.
Equilíbrio de interesses: Não permita que nenhum interesse pessoal/parcial domine deliberações nem controle decisões. A estrutura de governança delega autoridade para que haja diálogos e deliberações entre iguais. Não tome nenhuma decisão até que todos os diretamente afetados por ela tenham sido ouvidos.
Autonomia nas pontas: Não tome nenhuma decisão nem realize nenhuma função se ela puder ser realizada razoavelmente bem por outra parte mais periférica (da "ponta" da organização). Faça aquilo que só você pode fazer.
Auto-organização: Todos os participantes têm o direito de se auto-organizarem a qualquer momento e em qualquer escala em torno de atividades, de acordo com os propósitos e princípios.
Bandeiras do Sindicato
- Gestão pública eficaz
- Racionalização dos impostos
- Fortalecimento da representatividade
- Liberdade individual e coletiva na relação de emprego
-Combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas
Diretoria Eleita 2022/2026
Presidente: Lilian Panizza
1° Vice Presidente: Viviane Santagueda Florencio Lemos
2º Vice Presidente: Juliana Lanes Rolim
1º Secretária: Luciene dos Santos D’Almeida Angelim
2º Secretária: Maria Aparecida Nasr
1º Tesoureiro: Thyago de Oliveira Silva
2º Tesoureiro: Alexandre Jouan Dias Coelho
1º Diretora de Promoção e Divulgação: Rosane Simões de Abreu
2º Diretor de Promoção e Divulgação: Vicente Andrade da Silva
1º Diretor de Produtos e Serviços: Bruno Yago de Oliveira Montenegro
2º Diretor de Produtos e Serviços: Xisto Vieira Neto
1º Diretor de Patrimônio: Robson de Carvalho Martins
2º Diretora de Patrimônio: Vivian da Silva Germano
Suplentes da Diretoria
1º Denyse Singulani Ribeiro de Sousa
2º Vinicius Moreira Kozlowski de Farias
3º Alexandre Magno da Silva
4º Elizabeth de Almeida
5º Christyan Leonardo Bernardes da Silva
6º LetÃcia Pereira Medeiros
7º Leonardo Eitaro Chokiu
8º Geraldo de Oliveira Aniceto
9º Alessandro Higino Couto
10º Linara Gil de Castro
11º Marcos Paulo Maciel Fabiano
12º Ivan Nunes Viana
Conselho Fiscal
Efetivos:
1º Hugo Tavares Nascimento
2º José Paulo Nogueira
3º Mauro Dias
Suplentes:
1º Paulo Fernando Monteiro Pinto
2º Admir do Nascimento
3º Gabriel Augusto de Andrade Swerberi
Delegados Representantes junto à Federação
Efetivos
1º Viviane Santagueda Florencio Lemos
2º Juliana Lanes Rolim
Suplentes:
1º Denyse Singulani Ribeiro de Sousa
2º Bruno Yago de Oliveira Montenegro
Palavra do Presidente
Minha caminhada no Sicomercio começou em julho de 2018 quando assumi a vice presidência. Esses anos foram de muito aprendizado e trabalho em prol dos nossos associados. Pretendo na minha gestão continuar o trabalho junto aos associados, contando com cursos de capacitação para lojistas e seus funcionários, medicina do trabalho e tantos outros serviços que o Sicomercio oferece, sem esquecer a função filantrópica oferecida à comunidade que nos envolve junto a Federação e ao Sistema S (Sicomercio, Sesc e Senac). Hoje, a antiga Móveis Carnoli se tornou Mega Móveis com CD em Barra Mansa e uma loja em Barra Mansa e outra em Volta Redonda.
Sobre o Presidente
Lilian Panizza tem 45 anos e é casada com Antonio Luiz. Tem 2 filhos, Victor de 15 anos e o Pedro de 8 anos, e é de Barra Mansa. Sua vida no comércio começou aos 14 anos pois o pai, Lino Panizza, já tinha as suas lojas de móveis: a Móveis Kapavi e Móveis Carnoli. Nessa época ela estudava de manhã e na parte da tarde ficava nas lojas exercendo todo tipo de função, sem nenhuma moleza pelo fato de ser filha do proprietário. Aos 21 anos assumiu a Móveis Carnoli sozinha, após o falecimento do seu pai. Mas apesar da idade sempre teve duas forças femininas que a ajudaram bastante: sua irmã Melina, que na época tinha 17 anos e a ajudou no primeiro ano que foi bem difÃcil, mas logo depois foi fazer faculdade de veterinária; e sua mãe Carmem, que nunca duvidou da sua capacidade de tocar os negócios e tocar as despesas da casa, pois a loja era a maior fonte de renda da famÃlia.