Início > Notícias > Lendo
Ex-presidentes do Sicomércio relembram o período em que presidiram o sindicato

Publicada em 30/07/2020

 

Em comemoração aos 71 anos do Sicomércio de Barra Mansa, a Revista Sicomércio fez uma matéria especial com os últimos presidentes do sindicato. Dos cinco que antecederam o atual presidente Hugo Tavares Nascimento, apenas Antônio Feris Filho preferiu não participar da reportagem. Entrevistamos os ex-presidentes Alberto dos Santos Pinto, Magno Andrade, Rilmo Vieira de Souza e Almir Esteves Corrêa.

Confira a partir desta página esta reportagem especial, que começamos com o último ex-presidente, Alberto dos Santos Pinto, que presidiu o Sicomércio de Barra Mansa entre 2014 a 2018.

Alberto dos Santos Pinto - 2014 a 2018

Presidente do Sicomércio de Barra Mansa entre 2014 e 2018, o comerciante Alberto dos Santos Pinto conta que a melhor lembrança que tem da época em que foi presidente é, indiscutivelmente, o momento de sua minha posse: “Um dia de muita emoção com uma festa linda e cheia de homenagens, dando início a um mandato de muita dedicação e parcerias”.

De acordo com Alberto, o mês em que o sindicato completou 67 anos foi muito marcante. “Houve um momento muito especial em que realizamos o Mapa Estratégico do Comércio, um projeto da Fecomércio RJ em parceria com a Fundação Getulio Vargas. A iniciativa teve como objetivo reunir dados socioeconômicos de oito regiões fluminenses, com foco em temas essenciais ao desenvolvimento do estado e ao desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Este grandioso evento contou com a participação de ícones como Flávio Fachel, Lilia Teles, Cristiana Lobo, Giuliana Morrone, Mirian Leitão, Samy Dana e muitos outros que enriqueceram o evento com muito conteúdo. Junto com o encontro, trouxemos também o evento Base de Ação Social e Educativa - Base S, com atendimentos de odontologia e oficinas de capacitação profissional. Neste mesmo mês também realizamos a Flumisul, a festa de aniversário do Sicomércio com o show do cantor Leoni e também o festival Vale do Café com o show do cantor de samba Jorge Aragão. Foi um mês muito intenso, mas de grandes vitórias”.

Alberto ressalta ainda que na sua gestão foram celebradas muitas parcerias importantes: CDL, Aciap, Sebrae, Sicoob, SESC, SENAC, Sicomércios do Sul Fluminense, e tantas outras, que tornaram possível a realização de campanhas em datas comemorativas, especialmente os natais, festas, cursos, seminários, palestras, workshops, enfim, parcerias que enriqueceram e fortaleceram as ações propostas. “Sou muito grato a todos pelo resultado alcançado. Além da diretoria, agradeço também a toda equipe que trabalhou conosco nessa jornada: a equipe administrativa, a assessoria de comunicação e a assessoria jurídica, que sem dúvidas tive um papel fundamental no sucesso da minha gestão”.

Sobre as dificuldades enfrentadas, ele conta que  o maior desafio encontrado e que ainda é um grande sonho, foi o de trazer para Barra Mansa uma unidade do Senac mais estruturada: “Quando isso ocorrer, vai trazer uma grande oportunidade ao comércio de capacitação profissional. Estou na torcida para este projeto se concretizar”.

Questionado sobre qual aprendizado ele teve como presidente, Alberto destacou o trabalho em equipe, segundo ele, fundamental para termos sucesso. “Sozinho podemos chegar mais rápido, mas juntos chegamos mais longe e foi o que ocorreu na minha gestão. Sempre trabalhamos com harmonia, garra e envolvendo toda a diretoria nas atividades. Agradeço muito aos meus pares”, frisou.

Para os próximos presidentes, o conselho que ele deixa é “a importância de um bom diálogo e a integração das entidades empresariais, pois todas lutam pelo objetivo maior, que é o de fortalecer o comércio. As entidades são mais fortes”.

 

Magno Andrade - 2010 a 2014

Presidente do Sicomércio de Barra Mansa entre os anos de 2010 e 2014, Magno Andrade comentou que foram tanto momentos agradáveis que têm de lembrança de quando presidiu o sindicato, que é difícil destacar apenas um. “Mas posso citar a passagem do cargo de presidente para o meu amigo Alberto Santos Pinto, pois foi um momento de sentimento de dever cumprido”, relembra.

Sobre os fatos que considera importantes neste período, Magno comentou que é muito difícil falar de uma gestão própria. No entanto, frisou que a união foi um ponto forte. “Podemos destacar a união da classe comercial em torno do sindicato e de todas as bandeiras defendidas pelo mesmo neste período”, comentou.

Em relação as dificuldades enfrentadas em sua gestão, para Magno um dos mais difíceis foi o  período em que o sindicato ficou sem Convenção Coletiva. “Foi um momento difícil e de grandes indefinições, mas que acabou sendo benéfico para a classe como um todo”, afirmou.

 De acordo com Magno, ser presidente do Sicomércio de Barra Mansa te trouxe vários momentos de aprendizagem, principalmente aqueles em que esteve em contato direto com a categoria.

Para os próximos presidentes, o conselho que ele deixa é “que tenham muita sabedoria, tolerância e disciplina no comando da entidade”.

 

Rilmo Vieira de Souza - 2004 a 2010

Presidente do Sicomércio de Barra Mansa entre 2004 e 2010, Rilmo Vieira de Souza diz só ter lembranças boas deste período. Segundo ele, não houve dificuldades em sua gestão, somente vitórias.

A melhor lembrança que tem desta época, segundo Rilmo, foi ter recebido  mais de cinco missões empresariais para conhecer as ações que sua diretoria implantou. “Entre elas a fundação da nossa Cooperativa de Crédito (Sicoob). Essas missões empresariais vieram de vários estados do Brasil, com apoio e assessoria do Sebrae. Nós fomos referência em todo o estado e Brasil”, comenta.

Sobre o legado que deixou como presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Rilmo acredita ter sido a união entre as entidades, outras instituições e Poder Público do municipio. “Além do relacionamento constante com a Fecomércio RJ, Sebrae, Sesc e Senac, onde a maioria das nossas ações eram feitas em conjunto com todas elas”, frisou.

Perguntado sobre qual aprendizado a presidência do Sicomércio trouxe a ele, Rilmo ressaltou que foram muitas, entre elas, citou “relacionamentos, amizades e muita troca de experiência, que é a maior escola”.

Para os próximos presidentes, o conselho que ele deixa é: “Trabalhar a união das forças, das outras entidades co-irmãs e Poder Público”, finalizou Rilmo.

 

Almir Esteves Corrêa - 1999 a 2002

Presidente do Sicomércio de Barra Mansa entre 1999 e 2002, Almir Esteves Corrêa conta que tem boas lembranças da época em que presidiu o sindicato. “Éramos uma diretoria unida, que falava a mesma língua. Tínhamos uma só direção, trabalhávamos em prol do melhor para o sindicato e os associados”, conta.

 Almir lembra que, quando sua diretoria foi eleita, o funcionamento do sindicato era desconhecido da classe empresarial. “Era um sindicato muito acanhado. Aí nós conseguimos fazer o sindicato aparecer com seriedade. Fizemos uma boa parceria com a Fecomércio RJ, que tinha um grande manual de informações e prestação de serviços. Com isso conseguimos trazer para os nossos associados várias palestras, cursos e outras prestações de serviços. Em parceria com a Fecomércio RJ, conseguimos trazer pra Barra Mansa, Quatis e Rio Claro, as carretas odontológicas e a de cursos do Senac. Com isto, nós conseguimos mostrar aos associados a força do sindicato perante as demais entidades também”, comentou.

 Sobre as dificuldades enfrentadas em sua gestão, ele conta que a principal foi nas negociações com o Sindicato dos Comerciários. “Tivemos dificuldades para chegarmos a um acordo que fosse bom para as duas entidades. Mas logo nós conseguimos ganhar a confiança dos dirigentes da outra parte e, com isso, firmar bons acordos para os nossos associados, tais como não fechar o comércio mais no Dia do Comerciário, que passou a tirar essa folga no dia do  do seu aniversário”, disse.

 Para Almir, presidir o Sicomércio de Barra Mansa foi um grande aprendizado: “Como representante de uma entidade como o sindicato, temos que ter muito cuidado na maneira como conduzimos os assuntos pertinentes e comportamentais, porque além de estarmos representando a entidade, representamos uma categoria de empresários, que é fundamental para a economia do nosso município”.

Para os próximos presidentes, o conselho que ele deixa é “Conselho se fosse bom ninguém dava. Mas só a medida de informação: escolha bem as parcerias que vão estar com você na próxima diretoria, seja verdadeiro, consciente, franco e muito trabalho pela frente”.

Leia também

Sicomércio Barra Mansa
(24) 3323 2790

Sind. Com. Varejista de Barra Mansa, Porto Real, Quatis e Rio Claro
Rua José Maria da Cruz, 55 - SL 204
Centro - Barra Mansa - RJ - CEP27330-280