Publicada em 13/05/2020
Por que preciso mudar se tudo está do jeito que sempre esteve? Sair do piloto automático e dar um novo rumo à vida não é fácil, mas pode ser libertador. Mudar exige coragem e desprendimento. Quando começamos a mudar nos dispomos a viver com o desconhecido e com as incertezas. Temos sempre o medo de estar cometendo uma loucura, de sermos julgados, de ter que voltar atrás, entre outros temores.
A explicação para esses temores é biológica. Para o cérebro, mudar exige novas conexões neurais. Essas ligações são formadas com base no que fazemos repetidamente. Quanto mais realizamos uma tarefa, mais isso fica gravado em nossa mente. Daí criamos a força do hábito, que dá ao nosso cérebro uma sensação de segurança e estabilidade. Mudar então seria desafiar essa repetição e convidar a mente a se expandir.
Então o problema não é sentir medo, mas sim nos deixarmos paralisados por esse sentimento, quando uma mudança é necessária. Se isso acontece, adiamos tudo e voltamos a lidar com inquietações, falta de motivação e inferioridade,
As mudanças são parte da vida. O melhor é aceitá-las e fazer com que funcionem. Uma vez tomada a decisão de mudança, é possível encontrar caminhos que a tornarão menos desafiadoras. O primeiro passo é identificar se o que nos paralisa tem fundamento, já que tendemos a aumentar o poder dos medos e receios. Temos que separar o que é real do que é imaginário. Dessa forma conseguimos enxergar o que de fato precisamos enfrentar e buscar alternativas e estratégias que nos ajudem a superar essa barreira. É interessante aprender a lidar com a sua mente. Segundo a neurociência o cérebro valoriza mais os ganhos instantâneos que os de longo prazo. O pior inimigo do que eu quero é o que eu quero agora. Por isso, o foco deve estar nos problemas dos quais estamos nos afastando, ou seja, o porquê resolvemos mudar.
Ainda assim, é preciso saber: romper com o que estamos acostumados não é nada fácil, mas precisamos arriscar, pois nunca saberemos como seria ter ido em direção ao que queremos. Fazer e errar, em geral, é melhor do que nada fazer. A única certeza que temos é que as coisas sempre mudam, independente da nossa vontade, por isso é preciso maturidade e serenidade para se adaptar ao novo e criar versões de nós mesmos. Aproveite as oportunidades para o seu desenvolvimento.
“Mudar ou mudar para melhor, são coisas completamente diferentes”. Ditado Alemão
Magno Andrade – Advogado,
Economista e Consultor Empresarial.
E-mail: magnoandrade15@gmail.com
Instagram: magnoandrade15
Facebook: magnoandrade15
Sicomércio participa da entrega do tÃtulo de cidadão barramansense ao senhor Jeferson de Paula
Sicomércio homenageia UBM por nota máxima no recredenciamento do MEC
SENAC promove Workshop de Atendimento ao Cliente