Publicada em 15/02/2019
O pagamento da contribuição sindical para o sindicato de sua categoria econômica é, sem dúvida, um instrumento de fortalecimento do trabalho diário de representatividade da categoria perante o Sindicato dos Empregados e as Autoridades Constituídas do Município, Estado e Governo Federal.
O Sicomércio depende da contribuição sindical para implementar, além das negociações coletivas, as políticas necessárias à defesa dos direitos e interesses da categoria econômica e, somente com o apoio de suas associadas, que são as empresas do comércio varejista das cidades de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro, que é possível conquistar benefícios para as empresas.
A negociação coletiva é, por exemplo, a mais importante para garantir uma segurança jurídica para os empregados e os empresários do varejo, se revelando um instrumento que adere ao contrato de trabalho e autoriza, dentre outros direitos, o trabalho em alguns dias feriados, além de ser o único mecanismo de tratar de reposições salariais.
O Sindicato do Comércio varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro tem, no curso de sua história, defendido o empresário do varejo, conquistando mecanismos de facilitação de sua atividade empresarial, além de estabilizar a relação capital-trabalho.
A contribuição sindical, mesmo facultativa, é imprescindível para manter o sindicato em funcionamento, com empregados, advogado e outros benefícios, como Medicina do Trabalho, dentre outros. Daí o apelo para que o empresário do varejo faça um revisão do seu entendimento e promova o recolhimento da contribuição sindical, mantendo vivo o seu sindicato, sob pena de ficar sem representação e sem um instrumento prevendo índices de reajustes, piso salarial, trabalho em dias feriados, etc., dificultando, ainda, a atividade econômica.
O sindicato é a entidade legitimada por lei para tratar de assuntos envolvendo capital e trabalho e a contribuição sindical é a receita para mantê-lo vivo e fugaz na defesa dos empresários do varejo.
Pagar a contribuição sindical é, portanto, garantir o direito de ser bem representado e de conquistar benefícios para o desenvolvimento da atividade econômica do varejo.
Sicomércio participa da entrega do tÃtulo de cidadão barramansense ao senhor Jeferson de Paula
Sicomércio homenageia UBM por nota máxima no recredenciamento do MEC
SENAC promove Workshop de Atendimento ao Cliente