Publicada em 15/02/2019
Independente da área que você atue, é imprescindível investir um tempo para desenvolver o marketing pessoal. Os publicitários dizem que quem não aparece não é lembrado e isso é a mais pura verdade! Você pode ser um profissional excepcional, mas se tiver outra pessoa no mesmo nível de competência com um marketing pessoal melhor trabalhado, certamente ele que vai levar vantagem.
Aprender a trabalhar a sua imagem não é uma tarefa difícil, porém vai exigir disciplina e organização. Talvez você tenha que mudar alguns hábitos e inserir novas atividades em seu planejamento diário. Selecionei cinco dicas que auxiliarão você a se promover entre os amigos e no ambiente de trabalho.
1 – Por qual motivo você quer ser lembrado?
Desenvolver uma marca pessoal começa por definir a sua meta de trabalho. Infelizmente, não dá para ser bom em tudo, você pode conhecer muitas coisas, mas precisa ser bom de verdade em apenas uma delas. Isso exige foco, o que é difícil. Profissionais que não têm foco, não constroem uma marca pessoal, pois a mensagem é divergente.
2 – Crie um arquivo pessoal
Ao longo do seu dia você vai esbarrar em uma série de conteúdos (digitais ou físicos) sobre o assunto que você quer focar. Talvez você não o utilize neste momento, mas ele pode ser muito útil no futuro. A sugestão é criar um arquivo (físico ou digital) e deixar tudo em categorias bem definidas. Essa gestão de conhecimento pessoal auxilia bastante no momento em que você for preparar uma apresentação, um artigo ou para uma simples consulta de conteúdo. Organização economiza tempo no futuro e ajuda a gerar conteúdo.
3 – Escreva sobre o tema
A construção de uma marca começa com a propagação e atualmente, a Internet é o melhor caminho. Você pode começar com um blog, nele você vai escrever artigos e opiniões sobre o seu tema, discutir assuntos pertinentes ou simplesmente republicar estudos ou pesquisas. Quanto mais conteúdo e atualizado, mais destaque você terá. Pode ser uma ação demorada, mas dá resultado. Basta ter tempo e disposição para escrever.
4 – Divulgue o seu trabalho
A pessoa que procura formas de se destacar precisa divulgar as suas ideias. Se você não é bom escrevendo, faça postagens, palestras em vídeo ou algo do tipo. É importante estar ciente de que se você não fizer nenhum tipo de divulgação, seu marketing não existe. Participe de eventos e não esqueça o seu cartão de visitas, que deve estar de acordo com sua proposta.
5 – Cuidado com o vestuário
Você não precisa gastar com roupas de marca, mas precisa estar de acordo com seu negócio. Se você for advogado, terno e gravata são essenciais. Se você for publicitário, uma roupa mais casual será bem aceita. Muito cuidado com a sua aparência. Seu visual diz quase tudo sobre você.
“O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com as pessoas” (Theodore Roosevelt)
Magno Andrade – Advogado, Economista e Consultor Empresarial.
e-mail: magnoandrade15@hotmail.com instagram: @magnoandrade15
Confira a sugestão de horário especial para o comércio de Barra Mansa em dezembro
Sicomércio orienta comerciantes para a Black Friday
Sicomércio Barra Mansa faz apresentação no Encontro de Executivos no SESC Copacabana