Publicada em 15/02/2019
A Convenção Coletiva de Trabalho é o instrumento que se incorpora ao contrato de trabalho e, por intermédio deste valoroso mecanismo, empregadores e empregados fixam pisos salariais, índices de reajustes e outros direitos que não têm previsão legal.
Todavia, com a Reforma Trabalhista, aprovada pela Lei n. 13.467, de 2018, a Convenção Coletiva passou a sobrepor-se aos dispositivos da CLT e de lei esparsas aplicáveis à relação de emprego em alguns pontos, enumerados no artigo 611-A do Texto Consolidado. Podendo destacar a criação de banco de horas anual, pois o semestral pode ser firmado entre empregador e empregado sem intervenção sindical, regulamento empresarial, teletrabalho, regime de sobreaviso, trabalho intermitente, dentre outros, fomentando a criação de novos postos de trabalho, par reduzir o desemprego que assola o País.
A Convenção Coletiva também só tem vigência no período firmado pelos sindicatos participantes, limitado ao período de dois anos. Em Barra Mansa, em razão de uma intervenção judicial, que afastou a diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio, ainda não foi possível firmar a Convenção Coletiva e, assim que regularizada a situação, o instrumento será certamente celebrado pelos dois mencionados sindicatos, para pacificar a relação de emprego, gerando emprego e renda.
A Convenção Coletiva não se sobrepõe a CLT, salvo na exceção prevista no artigo 611-A, mas a sua celebração é, repise-se, importante para complementar os direitos dos empregados e também dos empregadores, revelando-se capaz de suprir algumas necessidades de regulação do capital-trabalho, maiores geradores de emprego no País.
Os sindicatos participantes da Convenção Coletiva, com o final da obrigação compulsória de pagar a contribuição sindical, que agora é facultativa, têm o direito de inserir no instrumento coletiva uma contribuição assistencial para custear a negociação coletiva, desde que prevista na norma e aprovada em assembleia geral.
Aloizio Perez - Advogado do Sicomércio de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro e presidente da OAB de Barra Mansa
Sicomércio participa da entrega do tÃtulo de cidadão barramansense ao senhor Jeferson de Paula
Sicomércio homenageia UBM por nota máxima no recredenciamento do MEC
SENAC promove Workshop de Atendimento ao Cliente