Publicada em 17/10/2018
A consultora de Relações Trabalhistas da Man Latin America, Ledjane Vidal Araújo, esteve no dia 16 de outubro, na reunião semanal de diretoria do Sicomércio. O objetivo da visita foi apresentar o programa que vem desenvolvendo desde 2011, na empresa, em Resende. O Programa Novos Horizontes tem como objetivo qualificar profissionais com deficiência para o mercado de trabalho. Desde sua implantação, mais de 100 profissionais foram qualificados e inseridos no mercado de trabalho.
De acordo com Ledjane, o programa funciona como um estágio, com remuneração. “Os participantes trabalham na mesma área que estão cursando a faculdade, recebem salário e todos os benefícios que são oferecidos aos outros profissionais da empresa. A duração varia de quatro a cinco anos, dependendo do curso”, explicou. Ela informou que, ao final do programa, alguns profissionais são contratados pela própria empresa, principalmente engenheiros e da área administrativa, e o restante é inserido no mercado de trabalho: “Hoje, temos 67 profissionais com deficiência trabalhando na empresa”.
O programa desenvolvido na empresa resultou no livro “Os Bastidores da SuperAção”, escrito por Ledjane e lançado no mês de setembro. A partir de sua experiência profissional e de vivências na área em que atua, a autora aborda no livro as dificuldades das pessoas com deficiência e os conflitos das relações e da dependência, além de mostrar também exemplos de superação e persistência. No livro ela apresenta o case da empresa MAN Latin America, mostrando como a sensibilidade da Diretoria de Recursos Humanos faz a diferença no desenvolvimento das pessoas com deficiência.
Ledjane lembra que, de acordo com o Artigo 93, da Lei 8.213 de 24/07/1991, que, em seu artigo 93, “a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência”. “24% da população é de pessoas com deficiência, mas apenas 0,8% estão no mercado de trabalho e apenas 0,07% têm curso superior”, comentou.
Sicomércio participa da entrega do tÃtulo de cidadão barramansense ao senhor Jeferson de Paula
Sicomércio homenageia UBM por nota máxima no recredenciamento do MEC
SENAC promove Workshop de Atendimento ao Cliente